Pixel ID
Written by Jorge Oliveira / 25.07.2019

Reciclagem digital em 5 ações diárias

Reciclagem digital: vai ser uma trend

A emergência climática está na ordem do dia e estamos cada vez mais despertos para a realidade da reciclagem e do desperdício. Queremos trocar o plástico por novos materiais, reciclados e mais amigos do ambiente, evitar a produção de desperdício e com tudo isso reduzir o consumo de energia e as emissões de CO2.

Ok, perfeito, 100% de acordo. Mas até que a industria se adapte e se optimize, cabe-nos a nós, cidadãos, fazer alguma coisa, mesmo que seja pequena.

Vida em suporte digital

Cada vez temos mais app’s, mais sites, mais plataformas, mais perfis e contas abertas em tudo o que nos facilita a vida. Perfeito! Gostamos! Like!

Agora vamos à parte negra da questão. Sabia que a internet é um dos sectores que mais tem crescido no consumo energético e que isto não vai parar? Alguns estudos indicam que mais de 10% das necessidades energéticas do mundo são para suportar a economia digital.

5 dicas para começar já

Então do que falamos quando falamos de reciclagem digital? Ainda não é uma trend, mas vai ser, porque está nas nossas mãos fazer alguma coisa por isto. Deixamos algumas dicas para pequenas e grandes reciclagens para ajudar a reduzir consumos energéticos e emissões de CO2.

Um unsubscribe por dia, não sabe o bem que lhe fazia.

  • Unsubscribe diário: quantas newsletters recebemos e não lemos? Até interessam mas vão todos os dias para o lixo? O seu envio precisa de energia, manter um registo na base de dados também. Portanto, se não leio ou perdi o interesse, ou se tenho outra forma de seguir esta marca ou autor: unsubscribe!

Uma tarde a deletar, o pinguim vai salvar.

  • O meu velho site ou blog: sim, aquele que fiz em 1830, era giro, mas nunca mais lá fui, está desactualizado, nada daquilo faz sentido, mas ali está. Já perceberam a ideia? Backup, se for muito querido e ainda amamos o que lá escrevemos, e depois delete.

Olha mãe, agora sem conta!

  • Contas abertas em sites e app’s que nunca usamos: e vamos manter aberta porque? Isso… delete. Com o RGPD muitas delas já permitem descarregar os nossos dados e pedir o seu “apagamento”. Façam isso, é menos um repositório algures no mundo e menos necessidade de aumentar a capacidade do data center.

É um gadget? É um computador? É apenas um telefone!

  • Ultra power saver: alguns smartphones trazem esta funcionalidade e podemos usá-la noutras alturas para além da aflição de estar a ficar com pouca bateria. Esta funcionalidade reduz o smartphone a um simples telefone e com isso poupamos bateria, ela dura mais tempo e não precisamos de carregar tantas vezes. Além disso, aproveitamos para fazer um micro detox e algumas horas sem stories não matam ninguém.

Vai valer a pena?

  • Vale mesmo a pena? É a última dica. Antes de abrir/aderir/instalar/partilhar/… podemos pensar dois segundos. Isto vale a energia que vou gastar e a emissão de co2 que vou causar no mundo? Sim? Então força. Não? Evita.

Evitar desperdício também é reciclar

Não é a mesma coisa, eu sei. Mas como só se fala de reciclagem, tenho que aproveitar a boleia para introduzir a ideia de evitar o desperdício e o consumo sem sentido. E na economia digital é importante começar agora porque as optimizações e as novas formas de energia estão a ser comidas pela escala.

É a mesma história de ir ao ginásio e a seguir enfardar tudo, porque como já treinamos, podemos comer. Falácias tramadas da nossa vida. 🙂

Em resumo, o consumo digital parece invisivel aos olhos, mas acreditem que não é, e é preciso começar já a fazer a reciclagem digital.

E agora? Não me fica nada bem pedir para partilhar isto pois não? 😀

Follow me!