Pixel ID
Written by Joana Rita Sousa / 30.09.2019

Regressar e parar para pensar

Agosto já lá vai

No nosso Journal não há pressa em dizer muitas coisas, ao mesmo tempo. Queremos partilhar artigos que sejam pertinentes, procurando acrescentar valor aos dias de quem nos acompanha desse lado. Em Agosto, tal como muitos de vós, também “pausámos” um pouco. Houve tempo para leituras, para passeios e caminhadas e também para participar no #twitterchatpt. É verdade, o Jorge Oliveira aceitou o desafio de falar sobre os 10 Mandamentos da Cultura Digital. Já todos conhecem a tendência do Jorge para a religião, certo? Ou temos de recordar este artigo em que se assume como Frade Capucho?

 

Os 10 Mandamentos e o #twitterchatpt

No artigo que o Jorge escreveu a partir da conversa gerada durante o #twitterchatpt foram destacadas algumas atitudes importantes e tantas vezes esquecidas:

Sou, desde sempre, pela partilha, pelo link, pela ligação e pela conexão de ideias e pessoas, de forma aberta e livre. Sou pelo orgânico, que me ensina que os frutos vão surgir se a nossa atitude for a correcta. Sou pelo caminho a longo prazo em aversão ao imediato etéreo.

A pressa de chegar “lá” é tanta que acaba por prejudicar o caminho. Atalhamos aqui e ali, comprometendo a autenticidade e a relação com quem nos acompanha, seja um canal digital ou não.

E sim, estamos a falar com pessoas, que têm um nome, uma vida, desejos e necessidades. E tal como nós, não gostam de ser mal tratados ou sentirem-se mais um: número, like, reach, percentagem.

Os 10 mandamentos estão disponíveis para leitura no blog da Joana Rita, fundadora e moderadora do #twitterchatpt.

Parar para pensar sobre Estratégia

O Bruno Amaral foi desafiado para escrever um artigo sobre Estratégia. Acontece que as 600/1000 palavras escalaram de forma abrupta e o resultado foi um artigo longo que acabou por dar lugar a cinco artigos distintos (em português) e a um pdf (com o artigo em inglês) que pode ser adquirido por qualquer um de vós.

(…) quando falo de estratégia, explico que é uma ferramenta para resolver problemas. Afinal, todas estas questões podem ser vistas como problemas. E resolver problemas é algo positivo. Resolver problemas é algo que nos obriga a parar para pensar e a decidir o que é realmente importante.