Pixel ID
Written by Joana Rita Sousa / 12.07.2018

Tecnologia, mulheres & briefings criativos – mas há mais!

O artigo de hoje, como é habitual “aqui na casa”, traz-vos um pouco de tudo. Falamos em redes sociais, um tema que está sempre na ordem do dia. E também de mulheres: da sua voz e do seu poder. Curiosos?

 

“A” Siri, “A” Alexa – e o Francisco? Ou o João?

Para pensar a nossa relação com a tecnologia: três instalações de Doug Aitken. Uma força de conexão e alienação, progresso e erosão, consumidora de energia e destruidora.

O Gonçalo partilha connosco um artigo intitulado “Why are they all women? The peculiar cultural factors that make voice assistants female”. Nele podemos ler sobre os factos que determinam a escolha do género dos primeiros assistentes por voz. Mais ainda: tomamos contacto com o ponto de vista irresponsável dos gigantes tecnológico para interpretarem os dados que fazem a nossa tecnologia, com um espírito crítico.

Perception defines our reality. The result, whether evidence or myth led is a widely held belief that men and women speak differently. When technology companies survey their users, these are the beliefs users draw upon in order to answer.

Tecnologia, mulheres & briefings criativos - mas há mais! 1

Já o Jorge encontrou estas ilustrações deliciosas e partilhou connosco, com uma mensagem: “as mulheres são poderosas, pena que muitas não saibam disso ou se rebaixem onde não devem.”

Por falar em mulheres poderosas, aproveitamos para recomendar a exposição presente no Centro Português de Fotografia, no Porto. Lá encontram 241 fotografias de Frida Kahlo. Até 4 de Novembro.

 

Redes sociais & briefings

A malta do Shifter provoca-nos a pensar nas redes sociais. Sim, somos todos utilizadores (ou quase todos) e até parece que todos percebem muito disto. Nos últimos tempos têm sido levantadas questões sobre a transparência das redes sociais, bem como sobre o uso excessivo que delas fazemos. São dois artigos com carimbo Shifter para ler AQUI e AQUI.

Foi também no Shifter que conhecemos este documentário sobre briefings criativos:

Com entrevistas a Frank Gehry (fundador Gehry Partner), Yves Béhar (CEO fuseproject), Maira Kalman (ilustradora), John C Jay (presidente GX, parceiro Wieden + Kennedy), David Rockwell (CEO Rockwell Group) e John Boiler (CEO 72andSunny), o documentário Briefly é um must-watch que pretende informar e inspirar futuras gerações a encarar o briefing de uma forma diferente.

Tecnologia, mulheres & briefings criativos - mas há mais! 2

 

Aproveitamos ainda para partilhar convosco esta informação sobre cursos online e 100% gratuitos. O tópico? UX Design.

E, já agora, aqui fica uma pergunta do Gonçalo: De que forma pode a realidade aumentada entrar no mercado do retalho através da publicidade? – pergunta essa que surgiu após tropeçar NESTE artigo.