Pixel ID
Written by Gonçalo Gonçalves / 15.10.2019

Uma experiência de Live Tweeting no Upload Lisboa 2019

Arranca Upload

10 de Outubro, 09:40 da manhã e arrancava o Upload Lisboa 2019 na ESCS do Instituto Politécnico de Lisboa. 10 anos depois da primeira edição da Upload Lisboa, as expectativas eram altas, para um evento que prometia com uma excelente curadoria de oradores. 

Falou-se do caos, de dados, criatividade e de todos estes misturados em 5 painéis distintos: Research, Medium, Message, Thinking e Data. Propôs-se, dissecou-se e projectou-se quais as melhores estratégias e abordagens para comunicar hoje e num futuro próximo, com produtos, tecnologia, dados e principalmente pessoas.

Ouvir as vozes de quem sabe

Ouvimos como a comunicação pode ser pensada pela neurociência e o poder das emoções com Federico Martinez. Aprendemos sobre o poder de desrespeitar as boas práticas que tornam a comunicação previsível com Robert Campbell e Martin Weigel (uma pitada de caos na vossa estratégia e insights). 

Aprendemos também transversalmente a estes últimos, que a necessidade de adicionar valor se torna essencial, numa sociedade que está claramente confusa e que precisa de vozes presentes para fazer sentido do mar de ideias e informação que nos atravessam a cada segundo. Quem nos falou sobre isso foi o Hugo Veiga e o Nils Leonard sobre os veículos certos para a mensagem certa, criatividade e a necessidade de inovar emocionalmente.

Ouvimos propostas de Sebastiaan Moesman e Jez Jowett (distópicas e filosóficas respectivamente) sobre o futuro da humanidade e o excesso de tempo quando as máquinas fizerem um takeover e a definição da realidade hoje, à medida que as representações virtuais se misturam com o dia-a-dia.

O painel dos oradores foi fechado elegantemente por Ricardo Cappra com algumas propostas para resgatar a humanidade da presença constante e excessiva de dados, informação e das doenças que advêm desse estado.

Live tweeting faz magia

E a ActiveMedia esteve lá deliciada, como parceira de comunicação da #uplx 2019 e em parceria com a JoanaDo Twitter, agarrados ao teclado a fazer a cobertura do evento no twitter. Chama-se Live Tweeting e, ainda que novos nisto, a reportagem foi feita obviamente a partir da #filadafrente.

Imagine um evento desta natureza como um acontecimento, não só científico ou técnico, mas também como algo social, com interacções, comentários, likes… “It’s all about being social” – já sabemos. Um evento cujas ideias principais e momentos podem ser compilados, listados e, mais importante do que isso, amplificados em tempo real para quem não está dentro da sala. Este é o poder do twitter na cobertura de eventos e chama-se Live Tweeting. Faz sentido, não faz? 

Se quiserem ler o resumo do que por lá ouvimos, podem saber tudo através do Twitter Moments.

Prestamos os nossos agradecimentos à organização do Upload Lisboa 2019 e à JoanaDoTwitter que é a pessoa indicada para tudo o seja relacionado com o twitter, incluindo o Live Tweeting. Se leu, viu e gostou, é só chamar @JoanaRSSousa ou @active_media.