Pixel ID
Question Everything .is/listening
Shared by active / 18.05.2014

Ecocidadão, és ou não?

Já está disponível em ecocidadao.pt o novo concurso da DECO.

O Ecocidadão é uma iniciativa da Comissão Europeia (CE), através do Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD, na qualidade de Organismo Intermediário da CE), concebido e implementado pela DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor.

Ecocidadaoparticipação6

O SITE

Quisemos  manter o site com uma abordagem simples e uma navegação rápida, que permitisse ler de uma forma agradável toda a informação mais importante do site. 

Desde o que é, os temas existentes, a quem se dirige e o prémio, o site diz tudo logo na homepage.

Num segundo nível de leitura temos o diário, um blog com informações, novidades, entre outras coisas sobre o Ecocidadão.

Assim, a estrutura do site ecocidadao.pt está facilitada para quem navega, estando dividida por secções informativas (o que é, temas, materiais, diário) e secções dirigidas a cada um dos targets, o webseries, para alunos do 3º ciclo, e o webquests, para alunos do ensino superior.

FUNCIONAMENTO

No site é possível encontrar uma área pessoal na qual se inicia sessão. Neste ponto há uma distinção no registo a três 3 níveis: as inscrições webseries que são realizadas pelos professores a quem os alunos dão os seus temas e colocam os vídeos, preenchendo, consequentemente, as áreas personalizadas como “descrição”, “temas”, “objectivos”, “divulgação”, “género” e “destinatários”. As inscrições webquests estão destinadas as inscrições realizadas pelos alunos do ensino superior que queiram participar. E, por fim, há inscrições para aqueles que queiram fazer registo para votação.

3 níveis de registo1

A aceitação dos projectos a concurso passa por vários estados de aprovação antes de serem “aprovados para visualização”, ou seja, antes de estarem visiveis no site e prontos para serem apreciados.

Detalhes estados3

INOVAÇÃO

A Active Media é a responsável pela criação desta plataforma utilizando técnicas que permitem pensar já noutros projectos da DECO.

Por isso, recorremos ao Child Theme WordPress, um child theme que herda a funcionalidade de um outro, designado parent theme (tema pai). O child theme permite modificar ou adicionar a funcionalidade desse parent theme, sendo a maneira mais segura e mais fácil de mudar um tema já existente, seja com pequenas ou grandes alterações.

Assim, a praticidade destes Child Themes está em, vez de modificar os arquivos do tema directamente, poder criar um child theme e substituí-lo sem grandes confusões.

Todas as funcionalidades associadas ao concurso foram desenvolvidas como plugins autónomos, que permitirão a sua reutilização em projectos futuros, sem comprometer alguma adequação.

campos personalizados2

O ecocidadao.pt conta ainda com a ajuda do twitter bootstrap na ajuda da construção do tema principal. O Bootstrap é um conjunto de ferramentas que ajuda na criação de sites e aplicações web, contendo modelos de design em HTML e CSS para tipografia, formulários, botões, navegação e outros componentes da interface. Este recurso permitiu agilizar a construção e personalização do site e foi encarado como uma experiência no desenvolvimento.

O VIDEO

Aproveitando o trabalho de fotografia com os modelos, que servem de base à imagem do concurso desenvolvida pela GUDA, fizeram-se parte das gravações do video, numa perspectiva making off, quase que a mostrar e a associar o concurso ao trabalho que os alunos terão que desenvolver: criar e produzir uma webserie.

BRANDING

Relativamente ao branding e criação do logótipo do Ecocidadão, estes ficaram a cargo da GUDA – Give U Design Art, com uma visão pluralista, que desenvolve um trabalho criativo estruturado pelo conceptualismo do Fluxus aliando todas as vertentes técnicas e estéticas, permitindo o desenvolvimento de projectos inovadores que respondam às especificidades dos clientes e à sua Cultura interna.

O ECOCIDADÃO QUE HÁ EM CADA UM   

Agora já sabem, se lá por casa habitam jovens é dar-lhes a conhecer esta iniciativa e despertar o ecocidadão que há em cada um!