Pixel ID
Question Everything .is/listening
Shared by Joana Rita Sousa / 27.07.2017

Leituras para o Verão: sugestões Active Media – capítulo II

Continuamos a partilhar as nossas sugestões de leitura para as suas férias.

 

A sugestão do Pedro

Homo Deus – A Brief History of Tomorrow” de Yuval Noah Harari

Parece que toda a gente foi ler o livro anterior do autor, “Sapiens, História Breve da Humanidade”. Não me seduziu. Já este… O amanhã merece uma história.

Se só tivesse 140 caracteres para justificar a escolha diria: Um bom livro para as férias porque entretem, diverte, informa mas essencialmente porque, como diz o Daniel Kahneman, nos leva a pensar de formas que nunca antes pensámos. Se tivesse um pouco mais de espaço, acrescentaria:

E porque em determinada altura escreve o autor: “Mais de um século após Nietzsche ter declarado a Sua morte, Deus parece estar a regressar. Mas é só uma miragem. Deus está morto – estamos é a demorar um bocado para nos vermos livres do corpo.”

A sugestão da Joana

Sapiens: História Breve da Humanidade, Yuval Noah Harari

Este e o Homo Deus estão na lista de espera. A prioridade são aqueles livros todos ali, atrás do Sapiens e que constituem a bibliografia fundamental da minha tese de mestrado.

Motivo para ler o Sapiens? Harari dá-nos um outro olhar sobre a história daquilo a que chamamos humano (demasiado humano?). E, do pouco que já li, este olhar faz-nos mesmo falta. E mais não digo. A tese, senhores, a tese.

 

 

As sugestões do Bruno

Estes 3 livros fazem um conjunto. O Imagine [Jonah Lehner] estimula o lado criativo, ajuda-nos a perceber esse processo e a fortalecer esse lado do cérebro.

How to make sense of any mess [Abby Covert] também ajuda a fazer sentido da forma de organizar ideias, de não nos sentirmos afogados em informação.

Zen and the Art of Motorcycle Maintenance [Robert M. Pirsig] junta esta vertente analítica e criativa. Este livro relata uma road trip e descreve formas de identificarmos a verdadeira Qualidade, em tudo o que fazemos; incluíndo estratégias de comunicação.

 

Vejam outras sugestões Active Media A Q U I.