Question Everything .is/listening
Shared by Sandra Estevam / 30.11.2016

Os desperdícios

Se há coisa que me irrita são desperdícios – desperdiçamos comida, desperdiçamos materiais, desperdiçamos recursos naturais e principalmente desperdiçamos tempo, esse recurso precioso.

Na minha vida pessoal ando há muito tempo a tentar minimizar desperdícios: reciclo, coloco roupa e outros bens a circular, quase não desperdiço alimentos e faço compostagem, tenho métodos de arrumação e agendas partilhadas para a gestão das atividades dos miúdos… bem, e na vida profissional?

Os desperdiçadores de tempo

Há algum tempo que ando a tentar identificar os “meus” desperdiçadores de tempo, até porque acredito que cada um tem os seus.

Por mais ou menos organizados que sejamos, todos nos perdemos em tarefas ou atividades que talvez não sejam essenciais, necessárias ou são até contrárias aos objetivos de determinado projeto.

Desde que nos kanbanizámos, a desorganização das tarefas e os conflitos de prioridades diminuíram bastante na Active, mas ainda temos arestas a limar e andamos continuamente a tentar encontrar formas de fazermos alguma economia em tempo, em rugas e cabelos brancos.

Os meus pecados

Fazer várias coisas ao mesmo tempo
Para mim é extremamente difícil deixar de ver os emails durante um longo período, ou simplesmente não atender uma chamada de um cliente quando estou a efetuar outra tarefa.

A forma como estou a tentar disciplinar-me, por ser tão difícil fazê-lo por longos períodos, é determinar períodos mais curtos sem interrupções.

Assim não atendo a chamada, nem vejo o email que acabou de entrar e é mega urgente, mas sei que vou fazê-lo daqui a meia-hora e por isso consigo concentrar-me na tarefa que tenho em mãos.

Socializar
Eu sou uma “fala barato”, gosto de falar com os meus colegas, contar piadas sem graça, conversar sobre o último episódio do walking dead… pois esta é mesmo difícil, mas estou a esforçar-me. Organizar tempos de socialização fora dos períodos de trabalho mais intenso, usar mais e melhor o canal do slack dedicado à palermice geral em vez de interromper… bem hei de lá chegar  🙂

Divisão pouco clara de responsabilidades

Este é um desperdiçador de tempo que estamos a trabalhar em conjunto, aqui na gestão.

Quem se responsabiliza pelo quê? Quem fala com quem? Quem doma a fera se o “outro” não está. Estamos a melhora a nossa comunicação e os métodos e ferramentas de partilha da informação para não deixarmos processos “a boiar na maionese” só porque quem sabia está ausente, doente ou no cliente.

Já pensaram nos vossos desperdícios?!

Passam demasiado tempo no facebook, chegam tarde, são desorganizados, perfeccionistas, deixam tarefas por acabar, não delegam…

Partilhem os vossos pecados para não me sentir tão mal. Dêem-nos dicas.