Pixel ID

UX/UI Design

Desenhar a experiência do utilizador

O que é UX/UI Design

Aquilo que se designa por UX/UI Design tem a ver com os processos de design de aplicações, interfaces ou sites, onde a experiência do utilizador é determinante.

Deve-se aplicar em todas as vertentes do design digital, seja o site mais simples ou uma aplicação transacional complexa, porque o utilizador é a pessoa que tem que usar, perceber e confiar para poder finalizar uma compra, um pedido de informação, etc.

User Experience

  • Quem é o utilizador?
  • Qual o seu contexto de uso?
  • Como costuma fazer?
  • Onde encontra problemas e atritos que dificultam a execução?
  • Como podemos melhorar o seu dia a dia?

São apenas algumas das perguntas que temos que fazer no início de qualquer projecto. As respostas obtidas em estudos com utilizadores são determinantes na construção da experiência.

Nesta fase de trabalho não estamos preocupados com as formas, as cores ou as animações. Nesta fase, em que desenvolvemos muitos wireframes, apenas nos preocupamos com a melhor forma de levar o utilizador do ponto A ao ponto Z sem dor.

No nosso blog encontra um artigo que ajuda a perceber melhor as nossas tarefas nesta fase do design.

User Interface

Depois de definida toda a experiência de uso, o fluxo de procedimentos, ou a arquitectura de informação necessária às tarefas em causa, desenhamos o interface, dentro das normas da marca, mas também em função do utilizador.

  • É uma aplicação para ser usada em movimento?
  • É uma app para o cliente ou para o colaborador?
  • Será mais usada em desktop ou em mobile?
  • Devemos apostar na performance, no UAU ou nos dois?
  • Quem é a nossa audiência e que hábitos digitais já assumiu?

São alguns dos pontos que temos que avaliar e socorrer-nos, mais uma vez, de todos os dados disponíveis, incluindo Analytics, gravação de navegação, mapas de calor, …

O utilizador é rei

Um processo de UX/UI Design coloca o utilizador no centro da atenção. É ele que determina o design, a experiência e o interface.

E se respeitarmos esta máxima, o projecto será seguramente bem sucedido. Porque também lhe damos atenção e acabamos por resolver alguns problemas e facilitar a sua vida.

User experience não é só design

Com as nossas capacidades ao nível da comunicação, facilmente trazemos para o projecto a visão necessária para rever textos, designações, instruções, imagens e videos que acompanham a experiência.

Há casos em que o problema não está na forma, apenas na instrução ou na designação que lhe é dada. Basta mudar um detalhe para que o utilizador se sinta mais confortável e confiante no uso.

Já ouviu falar em interfaces de conversa? É uma abordagem que gostamos de seguir. O ecrã pergunta, o utilizador responde, e estabelecemos uma relação empática com as tarefas.

Com quem trabalhamos UX/UI Design

Porque não podemos dizer o que temos feito, pelo menos publicamente, apenas podemos dizer que temos trabalhado em projectos de âmbitos e áreas diferentes, seja a pensar num uso por colaboradores ou por clientes.

Em todos os projectos fomos a equipa de UX/UI Design que se integrou com as equipas de desenvolvimento da OpenSoft, da Fujitsu e da Liqui.do, apenas para indicar alguns.

Se a sua empresa tem um desafio ao nível do UX/UI Design, então nós podemos ser o seu parceiro e trabalhar em conjunto com a sua equipa de desenvolvimento.

Se precisa de uma equipa de desenvolvimento, algum dos nossos parceiros estará disponível para nos acompanhar.

Temos portfólio para mostrar

Temos sempre muita pena, mas não podemos mostrar aqui o que temos feito, por questões de confidencialidade e segurança da informação.

Mas em ambiente reservado podemos mostrar algumas evidências do projecto que mostram a nossa competência e os nossos processos.

Conversamos? Se preferir envie um email directamente ao Jorge Oliveira e agende uma reunião. 🙂