Web Design

Quando  falamos de Web Design falamos de sites, blogs, lojas, landing pages ou micro-sites. E muitas vezes as definições misturam-se, mas acima de tudo falamos da criação de uma plataforma de comunicação com a nossa audiência.

 

Web Design: a criação da presença online


O site é uma peça fundamental da sua estratégia de marketing, porque seja qual for o suporte da sua comunicação, é para ele que tudo aponta.

As peças de design gráfico, os anúncios, as pesquisas, os cartões de visita, os flyers... seja qual for o suporte da sua comunicação, é lá que tudo acontece e que a audiência valida a existência da sua marca.

Não é importante apenas numa estratégia de marketing digital, ao contrário do que se pensa. É central a toda a comunicação.

Temos um processo de criação


Antes dos primeiros desenhos, é importante avaliarmos o negócio, os seus objectivos e os seus públicos-alvo. Se já existir um site, convêm olhar para as métricas de uso ou realizar alguns testes de uso com utilizadores.

Nesta fase recorremos muito ao Google Analytics, Search Console ou produzimos alguns heatmaps do site. Sempre que possível fazemos alguns workshops com utilizadores que nos falam do que procuram, de como usam, as suas expectativas.

Conseguimos também realizar inquéritos online aos utilizadores ou realizar gravações de uso anónimas. Estas gravações mostram-nos o utilizador a realizar tarefas, a navegar pelo site ou a consultar conteúdos, sem se sentir observado.

Detalhe da homepage antiga e renovada para o Programa da Alimentação Saudável da DGS.

Estratégia, SEO, Arquitectura de Informação e Conteúdos


Sendo 4 áreas distintas, estão sempre interligadas e não são independentes.

Definindo a estratégia, estamos a definir os caminhos para o SEO, para a organização dos conteúdos e para os próprios conteúdos.

Definindo o que queremos, saber a que pesquisas queremos responder e que conteúdos precisamos de criar e de como os vamos organizar.

Decidir sobre o melhor domínio é também uma questão importante. Mesmo que já exista, pode ter problemas de leitura ou de escrita que dificultam a sua memorização.

E em que mercados queremos ter impacto? Precisamos dum .com, dum .pt, doutro alternativo? Também aqui podemos ajudar e aconselhar.

E finalmente entramos na fase de desenhar o layout do site, que vai dar suporte a tudo isto.

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Exemplo de arquitecturas de informação.

 

Gestão de Conteúdos: WordPress, Shopify, ...


Também decidimos sobre o gestor de conteúdos a usar.

Se em sites ou blogs gostamos de usar o WordPress, numa loja online gostamos de usar o Shopify. Em muitos cenários acabamos por usar os dois, e dar a cada um o seu melhor uso.

Existem outras alternativas de criação de sites ou lojas online, como o Squarespace, ou o Format, muito adequado a fotógrafos.

Mais uma vez, gostamos de escolher e aconselhar o que for mais adequado aos objectivos do negócio.

Detalhe do fluxo para o website da Lisbon Nearshore, com base no wordpress.

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Detalhe da homepage para o website da Atral, com base no wordpress.

Detalhe do fluxo para o website da MotiveMatter, com base no wordpress.

Design as a Service ou Full Stack


A evolução das soluções Low to No Code têm permitido que muitos projectos se desenvolvam com recurso a designs pré-feitos, personalizáveis e com uma construção modular.

Nesta abordagem, que chamamos de Design as a Service, usamos todas as nossas competências para entregar o melhor produto possível dentro das limitações da solução de base, mas sem descurar nenhum dos aspectos já mencionados: SEO, segurança, identidade, arquitectura de informação, ...

Noutros projectos vamos por uma abordagem de Full Stack Development, em que todo o site, apesar de ter um gestor de conteúdos, é desenhado e desenvolvido à medida das necessidades, sem limitações de terceiras partes.

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Detalhe de uma solução Low to No Code, para um evento da DGS - TackleObesity.

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Detalhe de uma solução Low to No Code, para o website da Polarising.

Acima de tudo, é comunicação


Construir uma presença online é cada vez mais pensar em comunicação, em vendas, em relação com a audiência, em conversão.

Tudo o resto acompanha estes objectivos e devem ser vistos como suportes, não como personagens principais.

E também não é um projecto por si, que ignore os restantes meios de comunicação da marca. Com esta presença temos que fazer convergir as redes sociais, os meios analógicos, a publicidade tradicional, ...

Traga-nos o seu desafio, se procura uma empresa de , estamos sempre prontos para novas ideias.

Fale connosco.

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