EPVC, UX/UI Design da app dos revisores da CP

Cliente

Fujitsu

UX/UI Design                Web Design

#Usabilidade

Interno

EPVC, é o nome da app dos revisores da CP. Assegurámos o UX/UI Design, em parceria com a Fujitsu, que desenvolveu a app para a CP.

O desafio do EPVC


Para quem viaja de comboio, era frequente ver os revisores a transportarem um aparelho enorme, com uma impressora associada, onde realizavam as operações de venda e validação de bilhetes.

Nome de código: EPVC.

A intenção da CP era modernizar o hardware e o software, e os nossos parceiros da Fujitsu decidiram que era boa ideia desenvolver um porjecto de UX / UI Design, não tanto a pensar na beleza final do interface, mas acima de tudo para definir uma nova experiência de uso e resolver muitos problemas já identificados pelos revisores e pelo negócio.

E foi com o propósito de desenvolver uma aplicação de trabalho para os revisores da CP que iniciámos o projecto.

Objectivos da app

  • Assegurar maior rapidez nas operações
  • Assegurar maior proximidade do fluxo do interface à realidade da operação
  • Assegurar uma transição suave para a nova solução, exigindo o menor esforço de formação possível
gallery0-EPVC-CP-activemedia

Etapas do design


1ª Etapa : Pesquisa e estratégia

  • análise dos vários manuais de utilizadores do EPVC fornecidos pela Fujitsu
  • análise dos vários ecrãs do EPVC já existentes
gallery1-EPVC-CP-activemedia

2ª Etapa : compreender os utilizadores


Estando perante uma nova realidade, promovemos a realização de vários workshops colaborativos, em que convidámos revisores das várias linhas e operações: Urbanos de Lisboa e Porto, Regionais e Longo Curso; a partilharem as suas experiências, as dores, os truques e os caminhos alternativos que qualquer utilizador inventa quando precisa de uma solução.

Foram dias ricos de informação e de todos eles conseguimos extrair informação e encontrar novos caminhos e soluções.

Após semanas de recolha de informações e discussões junto dos revisores, começamos a coleccionar tudo o que tinhamos descoberto. Era fundamental trazer à APP uma grande clareza às funções básicas feitas por todos.

gallery2-EPVC-CP-activemedia
gallery3-EPVC-CP-activemedia

3ª Etapa : Wireframes


Para traduzir o conhecimento que obtivemos durante a pesquisa, desenvolvemos os wireframes e os fluxos dos vários processos que queriamos validar quer com a equipa de programação quer com os utilizadores finais. Era importante saber se estávamos perante a solução.

Testar este primeiro protótipo, ajudou-nos sobretudo a definir as principais metas e princípios de design e programação, que traziam usabilidade à implementação futura.

gallery4-EPVC-CP-activemedia

4ª Etapa Design do Interface


Só após uma validação total com os utilizadores e os vários stakeholders do projecto é que avançamos para o design final do interface, explorando as melhores conjugações de cores e tipografia para uma boa experiência de uso em movimento.

É importante que o texto tenha boa leitura, sabendo também que muitos revisores têm mais de 40 anos, que o uso se faz em movimento e que a luminosidade exterior pode afectar o uso.

Tudo isto sem perder ou comprometer o visual da marca CP, que acaba por se materializar nas cores principais e na iconografia. Sendo uma aplicação para colaboradores e de uso interno exclusivamente, não havia a necessidade de um respeito a 100% ao manual de normas da marca.

gallery5-EPVC-CP-activemedia

Revisão / Ecrã 1 - Pronto para Revisão; Ecrã 2 - Revisão Inválida; Ecrã 3 - NetTicket de passageiros; Ecrã 4 - Revisão Zona Porto Leitura (Escolha a Zona a Fiscalizar)

gallery6-EPVC-CP-activemedia

Venda / Ecrã 1 - Venda de Bilhete; Ecrã 2 - Número de Passageiros; Ecrã 3 - Bilhete fracção viagem; Ecrã 4 - Pagamento

gallery7-EPVC-CP-activemedia

styleguide 

Resultados


Não podemos falar dos resultados para o negócio, mas podemos partilhar que já por várias vezes nos cruzámos com alguns revisores com quem metemos conversa e rapidamente percebemos que assumiram a aplicação, reconheceram a solução, perceberam a facilidade.

E talvez o maior elogio "Formação? Para quê? Isto é fácil, quer ver?

Se o seu negócio precisa de olhos frescos sobre uma aplicação, um processo, uma experiência, já temos alguns projectos de referência no nosso portfolio que podemos mostrar numa reunião em privado. Fale connosco.

Procura um Design Studio?

Estamos à espera do seu desafio

Ligue ou escreva-nos

T +351 21 313 86 25

E [email protected]

Encontre-nos

Rua Filipe Folque, 2-1º E

1050-113 Lisboa

Portugal