Web Design e Interação
Há talvez uma pequena curiosidade com este projecto e que talvez ainda não tenha reparado. O aniversário da FCCN é na véspera do aniversário do Jorge Oliveira. Apenas isso, uma curiosidade, ou algo que estava destinado a acontecer.
O projecto vinha carregado de desafios mas tinha um propósito muito claro: um site mais acessível, mais rápido, mais contemporâneo, mais capaz de responder a novas ideias de comunicação e acima de tudo, mais próximo dos seus utilizadores.
A FCCN tem uma audiência muito variada e talvez muito heterogénea. Servindo a comunidade académica e cientifica, os seus serviços são "contratados" pelas direções das várias instituições, implementados pelas equipas de IT, usados por alunos, professores e investigadores, e staff das instituições.
E acreditem quando dizemos que muitos dos utilizadores não fazem ideia de que quando acedem a conteúdos científicos online ou fazem um telefonema entre universidades, é a FCCN que assegura tudo isso.
A primeira ronda de testes levou-nos a conhecer melhor estes utilizadores e acima de tudo a perceber o que pretendem encontrar sempre que visitam o site da FCCN: que conteúdos? que informação? que facilidades?
Não era complicado perceber que a navegação do site anterior era confusa para quem o visitava pela primeira vez, muito críptica, com demasiadas siglas, e talvez demasiado organizada em função da estrutura interna.
Além das conversas com os utilizadores gerámos alguns heatmaps, analisámos as estatísticas do site e montámos um protótipo em WordPress onde formos experimentando a nova navegação e algumas ideias de conteúdos.
Não esquecer que a maior parte do trabalho foi realizado durante o segundo confinamento e por isso todas as tarefas de estudo e análise tiveram que ser realizadas online e à distâncias.
Esta validação constante ajudou a ir afinando as ideias e a deixar pouco espaço para dúvidas. Ao longo dos tempos, fomos percebendo que tínhamos caminho.
A ideia do blog nasceu também muito cedo. Se um dos objectivos era a partilha de conhecimento e levar a imagem da FCCN a novas audiências, e sabendo que dentro da organização trabalham equipas altamente qualificadas em áreas tecnológicas avançadas, porque não dar-lhes voz e espaço?
O blog será, com o tempo, um espaço multi-autor, multi-tema e aberto a toda a equipa.
Pretendemos que artigos credíveis sobre cibersegurança, ensino à distância ou boas práticas na publicação de artigos científicos possam ser encontrados no blog. E partilhados claro.
Em termos de desenvolvimento, e por questões de segurança, não podemos adiantar muito.
Apenas que o conhecimento e a experiência de trabalho com o WordPress nos permitiu montar um backoffice muito ágil e facil de usar, ao mesmo tempo que continua a ser uma solução flexivel para a criação de novas páginas ou áreas de conteúdo já com base no novo editor de blocos Gutenberg.
Sem dúvida nenhuma, o desafio de entregar um site que corresponde às normas de acessibilidade para sites da administração pública foi o maior de todos.
A maior parte do desenvolvimento obrigou a ter sempre aberto o AccessMonitor, para validarmos que não baixávamos do nível 9 exigido.
Da segurança também não podemos falar, mas mais uma vez aprendemos muito, graças às equipas da FCCN, e podemos deixar claro que o WordPress é tão seguro como outros gestores de conteúdos. Basta saber que botões apertar.
Relatório de acessibilidade do website da FCCN antes de depois do novo design.
Não os ouvimos apenas no ínicio. Em todo o processo e ao longo de várias etapas, as decisões foram tomadas com os utilizadores em mente.
Realizámos vários testes com tarefas e observação de navegação que nos levaram a tomar mais opções e algumas novas decisões já em fases avançadas do processo de design.
Perceber que afinal uma determinada área de conteúdo estava a empatar o scroll na homepage, ou que outra área afinal não acrescentava valor à página. Podem ser decisões difíceis para quem as imaginou, mas se não cumprem os objectivos temos que as resolver.
Se sente que o seu negócio precisa do nosso apoio nas áreas do web design, na reconstrução total da sua presença digital, incluindo os trabalhos de revisão da arquitectura de informação e conteúdos, user experience, acessibilidade e testes com utilizadores, nada como agendarmos uma conversa para perceber as necessidades e os objectivos do seu negócio.
Se o seu negócio precisa de uma ideia que envolva design de experiência de cliente ou da estrutura de informação do serviço.
Há talvez uma pequena curiosidade com este projecto e que talvez ainda não tenha reparado. O aniversário da FCCN é na véspera do aniversário do Jorge Oliveira. Apenas isso, uma curiosidade, ou algo que estava destinado a acontecer.
O projecto vinha carregado de desafios mas tinha um propósito muito claro: um site mais acessível, mais rápido, mais contemporâneo, mais capaz de responder a novas ideias de comunicação e acima de tudo, mais próximo dos seus utilizadores.
A FCCN tem uma audiência muito variada e talvez muito heterogénea. Servindo a comunidade académica e cientifica, os seus serviços são "contratados" pelas direções das várias instituições, implementados pelas equipas de IT, usados por alunos, professores e investigadores, e staff das instituições.
E acreditem quando dizemos que muitos dos utilizadores não fazem ideia de que quando acedem a conteúdos científicos online ou fazem um telefonema entre universidades, é a FCCN que assegura tudo isso.
A primeira ronda de testes levou-nos a conhecer melhor estes utilizadores e acima de tudo a perceber o que pretendem encontrar sempre que visitam o site da FCCN: que conteúdos? que informação? que facilidades?
Não era complicado perceber que a navegação do site anterior era confusa para quem o visitava pela primeira vez, muito críptica, com demasiadas siglas, e talvez demasiado organizada em função da estrutura interna.
Além das conversas com os utilizadores gerámos alguns heatmaps, analisámos as estatísticas do site e montámos um protótipo em WordPress onde formos experimentando a nova navegação e algumas ideias de conteúdos.
Não esquecer que a maior parte do trabalho foi realizado durante o segundo confinamento e por isso todas as tarefas de estudo e análise tiveram que ser realizadas online e à distâncias.
Esta validação constante ajudou a ir afinando as ideias e a deixar pouco espaço para dúvidas. Ao longo dos tempos, fomos percebendo que tínhamos caminho.
Se envolve design digital, criatividade e conteúdos, nós podemos ajudar.
ActiveMedia
morada
Rua Filipe Folque, 2 — 1º E
1050-113 Lisboa
Portugal
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |