FCCN, novo site mais acessível

Web Design e Interação

A FCCN é a Unidade da FCT responsável pela gestão da Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade - RCTS - e pelo fornecimento de vários serviços tecnológicos à comunidade académica e científica.

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FCCN, Tecnologia para o conhecimento desde 1986

Há talvez uma pequena curiosidade com este projecto e que talvez ainda não tenha reparado. O aniversário da FCCN é na véspera do aniversário do Jorge Oliveira. Apenas isso, uma curiosidade, ou algo que estava destinado a acontecer.

O projecto vinha carregado de desafios mas tinha um propósito muito claro: um site mais acessível, mais rápido, mais contemporâneo, mais capaz de responder a novas ideias de comunicação e acima de tudo, mais próximo dos seus utilizadores.


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 Perguntar aos utilizadores

A FCCN tem uma audiência muito variada e talvez muito heterogénea. Servindo a comunidade académica e cientifica, os seus serviços são "contratados" pelas direções das várias instituições, implementados pelas equipas de IT, usados por alunos, professores e investigadores, e staff das instituições.

E acreditem quando dizemos que muitos dos utilizadores não fazem ideia de que quando acedem a conteúdos científicos online ou fazem um telefonema entre universidades, é a FCCN que assegura tudo isso.

A primeira ronda de testes levou-nos a conhecer melhor estes utilizadores e acima de tudo a perceber o que pretendem encontrar sempre que visitam o site da FCCN: que conteúdos? que informação? que facilidades?

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Rever a arquitectura de informação e os conteúdos

Não era complicado perceber que a navegação do site anterior era confusa para quem o visitava pela primeira vez, muito críptica, com demasiadas siglas, e talvez demasiado organizada em função da estrutura interna.

Além das conversas com os utilizadores gerámos alguns heatmaps, analisámos as estatísticas do site e montámos um protótipo em WordPress onde formos experimentando a nova navegação e algumas ideias de conteúdos.

Não esquecer que a maior parte do trabalho foi realizado durante o segundo confinamento e por isso todas as tarefas de estudo e análise tiveram que ser realizadas online e à distâncias.

Esta validação constante ajudou a ir afinando as ideias e a deixar pouco espaço para dúvidas. Ao longo dos tempos, fomos percebendo que tínhamos caminho.

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A ideia do Blog na partilha do conhecimento

A ideia do blog nasceu também muito cedo. Se um dos objectivos era a partilha de conhecimento e levar a imagem da FCCN a novas audiências, e sabendo que dentro da organização trabalham equipas altamente qualificadas em áreas tecnológicas avançadas, porque não dar-lhes voz e espaço?

O blog será, com o tempo, um espaço multi-autor, multi-tema e aberto a toda a equipa.

Pretendemos que artigos credíveis sobre cibersegurança, ensino à distância ou boas práticas na publicação de artigos científicos possam ser encontrados no blog. E partilhados claro.

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Web Design com WordPress, bootstrap, post types e edição modular

Em termos de desenvolvimento, e por questões de segurança, não podemos adiantar muito.

Apenas que o conhecimento e a experiência de trabalho com o WordPress nos permitiu montar um backoffice muito ágil e facil de usar, ao mesmo tempo que continua a ser uma solução flexivel para a criação de novas páginas ou áreas de conteúdo já com base no novo editor de blocos Gutenberg.

Acessibilidade e segurança

Sem dúvida nenhuma, o desafio de entregar um site que corresponde às normas de acessibilidade para sites da administração pública foi o maior de todos.

A maior parte do desenvolvimento obrigou a ter sempre aberto o AccessMonitor, para validarmos que não baixávamos do nível 9 exigido.

Da segurança também não podemos falar, mas mais uma vez aprendemos muito, graças às equipas da FCCN, e podemos deixar claro que o WordPress é tão seguro como outros gestores de conteúdos. Basta saber que botões apertar.

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Relatório de acessibilidade do website da FCCN antes de depois do novo design.

Validar a experiência com utilizadores

Não os ouvimos apenas no ínicio. Em todo o processo e ao longo de várias etapas, as decisões foram tomadas com os utilizadores em mente.

Realizámos vários testes com tarefas e observação de navegação que nos levaram a tomar mais opções e algumas novas decisões já em fases avançadas do processo de design.

Perceber que afinal uma determinada área de conteúdo estava a empatar o scroll na homepage, ou que outra área afinal não acrescentava valor à página. Podem ser decisões difíceis para quem as imaginou, mas se não cumprem os objectivos temos que as resolver.

 ActiveMedia .is / Design Digital

Se sente que o seu negócio precisa do nosso apoio nas áreas do web design, na reconstrução total da sua presença digital, incluindo os trabalhos de revisão da arquitectura de informação e conteúdos, user experience, acessibilidade e testes com utilizadores, nada como agendarmos uma conversa para perceber as necessidades e os objectivos do seu negócio.

Como está a sua agenda?

O que está a achar deste projeto?

Se o seu negócio precisa de uma ideia que envolva design de experiência de cliente ou da estrutura de informação do serviço.

FCCN, Tecnologia para o conhecimento desde 1986

Há talvez uma pequena curiosidade com este projecto e que talvez ainda não tenha reparado. O aniversário da FCCN é na véspera do aniversário do Jorge Oliveira. Apenas isso, uma curiosidade, ou algo que estava destinado a acontecer.

O projecto vinha carregado de desafios mas tinha um propósito muito claro: um site mais acessível, mais rápido, mais contemporâneo, mais capaz de responder a novas ideias de comunicação e acima de tudo, mais próximo dos seus utilizadores.

Perguntar aos utilizadores

A FCCN tem uma audiência muito variada e talvez muito heterogénea. Servindo a comunidade académica e cientifica, os seus serviços são "contratados" pelas direções das várias instituições, implementados pelas equipas de IT, usados por alunos, professores e investigadores, e staff das instituições.

E acreditem quando dizemos que muitos dos utilizadores não fazem ideia de que quando acedem a conteúdos científicos online ou fazem um telefonema entre universidades, é a FCCN que assegura tudo isso.

A primeira ronda de testes levou-nos a conhecer melhor estes utilizadores e acima de tudo a perceber o que pretendem encontrar sempre que visitam o site da FCCN: que conteúdos? que informação? que facilidades?

Rever a arquitectura de informação e os conteúdos

Não era complicado perceber que a navegação do site anterior era confusa para quem o visitava pela primeira vez, muito críptica, com demasiadas siglas, e talvez demasiado organizada em função da estrutura interna.

Além das conversas com os utilizadores gerámos alguns heatmaps, analisámos as estatísticas do site e montámos um protótipo em WordPress onde formos experimentando a nova navegação e algumas ideias de conteúdos.

Não esquecer que a maior parte do trabalho foi realizado durante o segundo confinamento e por isso todas as tarefas de estudo e análise tiveram que ser realizadas online e à distâncias.

Esta validação constante ajudou a ir afinando as ideias e a deixar pouco espaço para dúvidas. Ao longo dos tempos, fomos percebendo que tínhamos caminho.