Pixel ID

Filocriatividade, Filosofia para crianças

Low Code High Design

Uma identidade e um site sobre oficinas de Filosofia para crianças e os mais jovens, onde se treina o pensamento crítico, o pensamento criativo, o pensamento cuidativo e também o colaborativo.

Filocriatividade

Oficinas de Filosofia para crianças

A Joana Rita Sousa, lançou o desafio de criar um site para o seu projecto FilocriatiVIDAde. Desafio aceite e com proposta para uma identidade.

O projecto consiste em oficinas de Filosofia para crianças e os mais jovens, onde se treina o pensamento crítico, o pensamento criativo, o pensamento cuidativo e também o colaborativo.

“eu acho que tenho muitos pensamentos críticos aqui [aulas de filosofia]”
T, 4º ano, 1º ciclo, 2015

 

Filocriatividade, Filosofia para crianças 1 ActiveMedia
Filocriatividade, Filosofia para crianças 2 ActiveMedia

Abordagem à marca

A ideia para a identidade partiu do logotipo original: um cérebro cheio de vida e ideias.

Foi redesenhado, simplificado na forma, na cor e viu a “VIDA” que existia no nome (ex. FilocriatiVIDAde), ser transferido para as diferentes partes da identidade.

Na essência, manteve-se o poder do entendimento e dos diferentes tipos de pensamentos que habitam nas cabeças dos miúdos e graúdos.

Os grafismos desenvolvidos, tiveram em conta o público alvo através de um foco acentuado na ilustração, que vive em grande parte da importância que a cor tem na representação da diversidade de sentimentos, ideias e emoções.

Foram também desenvolvidos um conjuntos de grafismos para poderem ser utilizados para peças de comunicação nas redes sociais.

Filocriatividade, Filosofia para crianças 3 ActiveMedia
Filocriatividade, Filosofia para crianças 4 ActiveMedia
Filocriatividade, Filosofia para crianças 5 ActiveMedia
Filocriatividade, Filosofia para crianças 6 ActiveMedia
Filocriatividade, Filosofia para crianças 7 ActiveMedia
Ilustrações criadas para os Serviços
lol

Website low code

O desafio para o website contemplava uma solução simples, rápida e eficaz, e desta vez optámos por uma solução low-code.

Procurámos um template de WordPress bem estruturado, quer em SEO técnico quer em facilidade de manutenção e de adaptação à identidade e imagens desenvolvidas para o projecto.

Optámos por um site de uma página, tipo landing page, só para comunicar o serviço, intengrando os artigos do blog original que se continua a manter no Sapo.

Filosofia para crianças, uma solução low code high design

Se for ao nosso blog encontra um artigo sobre os bons constrangimentos que nos ajudam no desenvolvimento dos nossos projectos. E neste caso o orçamento era um deles.

E perante essa limitação, preferimos não fazer um desenvolvimento à medida, como gostamos e recomendamos, mas usar o disponível para criar a identidade e as imagens.

É, na nossa perspectiva, a opção correcta. Não comprometer a imagem, porque isso compromete o projecto. É ela que vai ser usada para comunicar em todos os canais.

O site, por seu lado, pode evoluir. E estando já baseado em WordPress, conseguimos garantir que cumprimos as condições essenciais para uma boa indexação, bons niveis de responsividade e uma boa experiência de navegação.

Quando a Filosofia para crianças for um projecto de sucesso do ponto de vista financeiro, poderá vir a optar por um design e programação à medida, sem comprometer os conteúdos e a relação do site com os motores de busca.

Os constrangimentos são nossos amigos e ajudam a orientar soluções para obtermos o melhor impacto no negócio. 🙂

Se está perante um deafio idêntico e gosta da solução, fale connosco. Temos muito para oferecer.