Em 2015 tivemos o prazer de lançar o site da FLAG que esteve online até ao fim de 2021. E em 2021 voltámos a fazer o mesmo.
Desde o seu lançamento, muita coisa mudou, desde algumas regras e possibilidades de SEO, que nos obrigaram a repensar toda a estrutura do site, às tendências no web design que nos trouxeram novas abordagens e possibilidades.
Depois de 6 anos online, o que não nos faltavam eram dados para análise e tomada de decisões sobre o que se pretendia para o novo site, e também para a gestão de conteúdos em backoffice.
Algumas funcionalidades já não faziam sentido, e podiam ser desligadas, outros podiam ser melhoradas, e muitas outras optmizadas.
A linguagem visual do site estava naturalmente datada e já não apelava a novas audiências.
Em resumo, estávamos perante um site "centenário" e pouco mais havia a fazer.
É sempre a parte menos sexy destes trabalhos mas foi importante analisar todos os campos específicos dentro dos conteúdos para se perceber o que podia ficar, o que fazia falta e o que podia ser apagado.
Só este trabalho permitiu-nos partir para o design com ideias mais arrumadas e claras sobre a relação dos conteúdos no site.
Sem querer ser muito técnico, se na versão anterior cada data de curso originava uma página diferente, agora temos apenas uma linha na listagem, o que nos incrementa bastante a performance do site e simplifica a leitura da informação.
Também aconteceram coisas, como uma pandemia e um enorme crescimento da formação online. E isso também obrigou a uma revisão dos "locais" de formação e a um desmontar das ofertas por localidade. Elas ainda existem... mas fazem sentido?
O web design foi feito de forma modular, o que nos permitiu reaproveitar elementos na construção de novas páginas e com isso assegurar que o site pode evoluir nos próximos anos.
Basta saber que módulos queremos aproveitar e como os podemos aproveitar.
A estrutura de URL's (endereço do site e de cada conteúdo) também foi optimizada e passámos a arrumar todos os cursos debaixo da designação /curso/ para a adopção do plugin RankMath ajudou a resolver muitos outros pontos em aberto no site anterior e é um bom apoio na escrita de conteúdos e gestão de imagens para o site e para as partilhas sociais. Recomendamos.
A Google gosta de fazer experiências e nós também, e por isso adoptámos as Google Web Stories para criar destaques na homepage do site.
É uma experiência, nós gostamos de experimentar coisas e a FLAG, estando na linha da frente do marketing digital, também gostou da ideia.
E é para nós um motivo de orgulho tê-lo feito pela segunda vez, e não nos incomodou nada termos questionado as nossas próprias ideias e assunções de 2015.
Foi até bastante salutar e nada como confrontar ideias com dados analíticos objectivos para tirar dúvidas.
Se o seu site precisa de uma revisão profunda, fale connosco.
Aliamos design, criatividade, conteúdos e tecnologia para lhe dar forma.
ActiveMedia
morada
Rua Filipe Folque, 2 — 1º E
1050-113 Lisboa
Portugal