FLAG v2, design e criatividade digital

Cliente

FLAG

UX/UI Design                Web Design

#MotionGraphic #SEO #Usabilidade

Em 2015 tivemos o prazer de lançar o site da FLAG que esteve online até ao fim de 2021. E em 2021 voltámos a fazer o mesmo.

Actualizar e optimizar

Desde o seu lançamento, muita coisa mudou, desde algumas regras e possibilidades de SEO, que nos obrigaram a repensar toda a estrutura do site, às tendências no web design que nos trouxeram novas abordagens e possibilidades.

Depois de 6 anos online, o que não nos faltavam eram dados para análise e tomada de decisões sobre o que se pretendia para o novo site, e também para a gestão de conteúdos em backoffice.

Algumas funcionalidades já não faziam sentido, e podiam ser desligadas, outros podiam ser melhoradas, e muitas outras optmizadas.

A linguagem visual do site estava naturalmente datada e já não apelava a novas audiências.

Em resumo, estávamos perante um site "centenário" e pouco mais havia a fazer.

É sempre a parte menos sexy destes trabalhos mas foi importante analisar todos os campos específicos dentro dos conteúdos para se perceber o que podia ficar, o que fazia falta e o que podia ser apagado.

Só este trabalho permitiu-nos partir para o design com ideias mais arrumadas e claras sobre a relação dos conteúdos no site.

Sem querer ser muito técnico, se na versão anterior cada data de curso originava uma página diferente, agora temos apenas uma linha na listagem, o que nos incrementa bastante a performance do site e simplifica a leitura da informação.

Também aconteceram coisas, como uma pandemia e um enorme crescimento da formação online. E isso também obrigou a uma revisão dos "locais" de formação e a um desmontar das ofertas por localidade. Elas ainda existem... mas fazem sentido?

Site-FLAG-base-2020

Web Design modular

O web design foi feito de forma modular, o que nos permitiu reaproveitar elementos na construção de novas páginas e com isso assegurar que o site pode evoluir nos próximos anos.

Basta saber que módulos queremos aproveitar e como os podemos aproveitar.

FLAG-home-modulos

Resolver o SEO

A estrutura de URL's (endereço do site e de cada conteúdo) também foi optimizada e passámos a arrumar todos os cursos debaixo da designação /curso/ para a adopção do plugin RankMath ajudou a resolver muitos outros pontos em aberto no site anterior e é um bom apoio na escrita de conteúdos e gestão de imagens para o site e para as partilhas sociais. Recomendamos.

Google Web Stories

A Google gosta de fazer experiências e nós também, e por isso adoptámos as Google Web Stories para criar destaques na homepage do site.

É uma experiência, nós gostamos de experimentar coisas e a FLAG, estando na linha da frente do marketing digital, também gostou da ideia.

FLAG-GoogleStories-1

O novo site da FLAG

FLAG-cursos-single-page
FLAG-cursos-edicoes
FLAG-cursos-list
FLAG-flagtalks
circle-hand-flag-contact-01
circle-flag-02
FLAG-contactos
FLAG-page404

A FLAG tem novo site

E é para nós um motivo de orgulho tê-lo feito pela segunda vez, e não nos incomodou nada termos questionado as nossas próprias ideias e assunções de 2015.

Foi até bastante salutar e nada como confrontar ideias com dados analíticos objectivos para tirar dúvidas.

Se o seu site precisa de uma revisão profunda, fale connosco.