Pixel ID
Question Everything .is/listening

Identidade Corporativa Open Nutrition Academy

Módulos de formação para a aprendizagem de uma alimentação mais saudável em comunidades mais desfavorecidas

Um logotipo simples, uma tipografia nítida com carácter e cores frescas foram as premissas de inspiração para o desenvolvimento da imagem da academia OpenNutrition.

Universidade do Porto

O objectivo: comunicar e educar para uma alimentação saudável

A Open Nutrition para o qual desenvolvemos a identidade corporativa, é um projecto da Universidade do Porto e da Direcção Geral da Saúde, através do Programa Nacional de Alimentação Saudável, que visa promover a aprendizagem e melhorar a qualificação e o modo de atuação dos diferentes profissionais, que pela sua atividade (assistentes sociais, psicólogos, educadores), possam influenciar conhecimentos, atitudes e comportamentos na área alimentar.

Proporcionando uma experiência de aprendizagem progressiva a estes técnicos, que passam o seu conhecimento através de meios interactivos a comunidades mais desfavorecidas, criámos, para este projecto, além da imagem corporativa, vídeos que permitissem que as comunidades envolvidas absorvessem o máximo de informação possível sobre a temática.

A alimentação tem sido um tema muito frequente nos últimos anos, prevendo uma mudança de paradigma no que respeita à educação de uma consciência social dedicada aos hábitos alimentares.  A nossa motivação nesta colaboração com a Universidade do Porto: a promoção dos valores e princípios de uma alimentação saudável que chegue a todos.

Para a criação da imagem corporativa da Open Nutrition Academy procurámos reter três símbolos que inspirassem e definissem a prática alimentar aliada à saúde: coração, boca e alimento.

 

Animação do Logo

Identidade Corporativa: Logo, tipografia e cores

Um logotipo simples, uma tipografia nítida com carácter e cores frescas foram as premissas de inspiração para o desenvolvimento da imagem da academia. O coração, a boca e o alimento são elementos reconhecidos por todos, que nos definem enquanto seres-vivos e que fazem parte integrante do nosso dia-a-dia. A saúde em parceria com a qualidade do que ingerimos deu origem ao “coração alimento”. Somos de facto o que comemos.

Da criação da imagem à imagem animada

Depois de trabalhada a identidade corporativa, era necessário desenhar o layout do grafismo, para no motion-graphics se poder desenvolver as animações e gráficos explicativos, que facilitassem a aprendizagem dos conceitos do curso.

O Design ao serviço da apreendizagem

É de conhecimento geral que a informação visual facilita a aprendizagem. Por essa razão sempre que desenvolvemos módulos de formação em video, temos como objectivo que o formando consiga reter os conceitos mais importantes dessa aprendizagem. A Escolha de cores, a hierarquização da informação e a utilização de imagens permite aumentar as taxas de retenção da informação.