MOOC sobre RGPD, Cidadãos e Implementadores

Cliente

INA

Content Design

#Branding #MotionGraphics #Wordpress #SEO #Usabilidade

O INA tem por missão a valorizar os recursos humanos através da implementação de boas práticas organizacionais dentro do sector público. Desenvolvemos 2 cursos online (MOOC) para o INA, sobre o novo Regulamento de Protecção de Dados numa óptica de promoção da Literacia Digital.

MOOC sobre RGPD


Em primeiro lugar, vamos explicar rapidamente o que é um MOOC. Um MOOC representa um “Massive Online Open Course”. Oferece uma formação gratuita (ou Freemium) sobre um determinado tópico num regime flexível e adaptado às necessidades do utilizador.

A longo prazo, esta flexibilidade ajuda a construir uma base de conhecimento comunitária alargada, apoiada por um grupo de pessoas interessadas nesse mesmo tópico. Formam-se então pequenos think tanks fragmentados que vão estimulando o intercâmbio de conteúdo útil e interessante, sobre os mais variados temas.

galery1-RGPD-MOCS-ActiveMedia

O INA, o RGPD e a NAU


INA, tem a responsabilidade de promover ações de formação junto dos trabalhadores em funções públicas, e tinha como desafio o lançamento de dois novos cursos sobre o RGPD, um para cidadãos atentos, e outro para os funcionários públicos responsáveis pela sua implementação nos vários organismos.

Estes cursos deveriam estar disponíveis através da plataforma NAU, um projecto lançado pela FCCN, como uma forma de dar apoio e suporte a iniciativas deste género dentro da administração pública portuguesa.

galery2-RGPD-MOCS-ActiveMedia
galery3-RGPD-MOCS-ActiveMedia
galery4-RGPD-MOCS-ActiveMedia
galery5-RGPD-MOCS-ActiveMedia
galery6-RGPD-MOCS-ActiveMedia
galery7-RGPD-MOCS-ActiveMedia
galery8-RGPD-MOCS-ActiveMedia

Produção e realização dos MOOC


À ActiveMedia coube a tarefa de produzir e realizar os MOOC sobre RGPD, assegurando todas as fases do projecto, desde a criação dos guiões, em colaboração com o INA e os seus autores, até à implementação na NAU, passando pelas tarefas de gravação, edição, design e motion-graphics.


Video interactivo


E como entendemos que uma formação à distância, especialmente se não tiver um carácter obrigatório, deve ser animada e interactiva, os módulos do primeiro MOOC, dedicado aos cidadãos, está desenvolvido numa plataforma de videos interactivos, que permitem ao utilizador responder a várias questões colocadas pela apresentadora, e obter desde logo a resposta certa ou a correção.

Este foi o desafio adicional que colocámos na produção, mas cujo resultado final nos agrada.

A minha empresa precisa de um MOOC?


Se tem uma base de colaboradores dispersa em muitas geografias, se a rotação de colaboradores temporários obriga a formações permanentes, se alguns temas são recorrentes e a consulta é constante, então diremos que sim, a sua empresa precisa de investir na produção e realização de MOOC, e até de os combinar com as formações presenciais.

Próximo passo? Falar connosco e trocarmos umas ideias sobre o assunto.