Num mercado pouco dinâmico a nível gráfico, o nosso desafio foi dar à equipa da Palosic Trading a melhor construção e experiência de navegação possível para a sua marca.
Num mercado pouco dinâmico a nível gráfico, o nosso desafio foi dar à equipa da Palosic Trading a melhor construção e experiência de navegação possível para a sua marca.
Para isso, tínhamos por base algumas palavras chave que faziam parte do ADN do negócio, tais como “Caminho, Centro, Importação, Exportação, Ir, Voltar, Masculino; Enviar”
Focámo-nos em criar um símbolo forte, masculino e que transmitisse a ideia de importação e exportação, de ir e vir.
Idealizar o símbolo em movimento ajudou por si só a cria-lo. O movimento veio realçar a esta perceção de viagem. Sendo a chave “Enviar”, conseguimos dar a esta marca uma certa fluidez, a que chamamos de “Caminho”.
A cor formou uma paleta criada a partir da ideia de envio/contentores/barcos. Concluímos que o Azul e Vermelho eram cores muito fortes neste âmbito, criando assim uma paleta primária forte. Adicionámos depois como cores secundárias o cinzento e o branco.
Foi um verdadeiro desafio trabalhar estes dois tons tão fortes, mas ao mesmo tempo de fácil identificação com o que para nós representa a Palosic.
Nomeámos a marca Palosic de Caminho, vendo-a como um ponto central em torno da ação do ir e vir.
Logos responsive ou logos ‘adaptativos’ são uma tendência em destaque em grandes marcas.
Na verdade, as variantes de tamanho de um logo não são uma tendência nova. Nos manuais de normas da identidade corporativa sempre existiram páginas onde a marca aparece como uma espécie de máxima e minima reduções, onde podíamos provar a sua adaptabilidade a vários formatos e tamanhos.
Atualmente, as variantes de um logo ganharam uma maior importância. Um logo tem que manter a sua personalidade e identidade em vários tamanhos. Da mesma forma que a web adapta formatos de imagem aos vários dispositivos, os logos estão a seguir o mesmo caminho.
O estúdio Joe Harrison, por exemplo, responsável por marcas como a Nike, a Disney ou a Coca-Cola, já tem variantes da marca que se adaptam e modificam conforme o cenário e o dispositivo onde estamos a trabalhar. Marcas que de uma forma completa têm vários elementos, mas, à medida que o tamanho do dispositivo vai diminuindo, os elementos menos importantes vão desaparecendo.
Foi o que quisemos aplicar e testar na Palosic. A palavra dividida por sílabas também ajuda a fazer esse corte. Tudo isto passou a ser possível graças ao uso do svg na web, formato que permite visualizar formas vetoriais com grande qualidade e em grandes tamanhos.
Estas novas possibilidades abrem uma porta enorme para trabalhar uma marca e ao mesmo tempo provar que a mesma pode sobreviver a vários formatos e dispositivos.
Para além desta nova abordagem gráfica e de uma maior proximidade com os clientes na área do trading, quisemos dar à marca um slogan forte e universal que transmitisse isto mesmo. Assim, “A new way to trade” passou a ser e a fazer parte da Palosic.
A comunicação seguiu a mesma linha da parte gráfica, enfatizando a ideia de viagem, deslocação e movimento. Para isso construímos frases simples que tivessem import, export ou algum bem essencial ou material com o respetivo destino indicado (Por exemplo, “to Thailand, to Angola, to Portugal, to Europe, etc.)
A complementá-la, usámos ainda acrónimos dos lugares, reforçando esta ideia de transporte e dos seus intervenientes.
A base do estilo fotográfico usada nesta marca foi simples. Assente, por um lado, em pormenores dos bens alimentares, (como peixe, frutas ou mariscos) e por outro nas pessoas que os transportam e recebem.
A estrutura do site não necessitava de algo muito vasto. Tínhamos uma pequena estrutura para trabalhar, bastante corporativa e institucional mas queríamos torná-la de alguma forma mais divertida e contemporânea.
Estudando um pouco o nosso público alvo, percebemos que teríamos de ter uma apresentação de formato longo, isto é, em formato landing page mas que o menu fosse claro e que as duas grandes áreas mais necessárias e utilizadas estivessem ali presentes. Neste caso, os Serviços e os Contactos.
Usámos a sidebar em scroll como forma de apresentação, dividindo-a em Filosofia, Equipa e Parceiros.
Depois de projetar esta landing page de fácil de navegação, quisemos adicionar mais duas navegações laterais. Aqui seria o espaço para contar histórias das rotas e caminhos que a Palosic já percorreu e pretende percorrer nos próximos anos.
Se envolve design digital, criatividade e conteúdos, nós podemos ajudar.
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