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Palosic Trading, Branding e Site

a new way to trade

Num mercado pouco dinâmico a nível gráfico, o nosso desafio foi dar à equipa da Palosic Trading a melhor construção e experiência de navegação possível para a sua marca.

Palosic, Branding

Num mercado pouco dinâmico a nível gráfico, o nosso desafio foi dar à equipa da Palosic Trading a melhor construção e experiência de navegação possível para a sua marca.

Para isso, tínhamos por base algumas palavras chave que faziam parte do ADN do negócio, tais como  “Caminho, Centro, Importação, Exportação, Ir, Voltar, Masculino; Enviar

 

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Focámo-nos em criar um símbolo forte, masculino e que transmitisse a ideia de importação e exportação, de ir e vir.

Idealizar o símbolo em movimento ajudou por si só a cria-lo. O movimento veio realçar a esta perceção de viagem. Sendo a chave “Enviar”, conseguimos dar a esta marca uma certa fluidez, a que chamamos de “Caminho”.

 

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Exploração da concepção da ideia

Idealização da Cor

A cor formou uma paleta criada a partir da ideia de envio/contentores/barcos. Concluímos que o Azul e Vermelho eram cores muito fortes neste âmbito, criando assim uma paleta primária forte. Adicionámos depois como cores secundárias o cinzento e o branco.

Foi um verdadeiro desafio trabalhar estes dois tons tão fortes, mas ao mesmo tempo de fácil identificação com o que para nós representa a Palosic.

Nomeámos a marca Palosic de Caminho, vendo-a como um ponto central em torno da ação do ir e vir.

 

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Grelha construida para os diferentes formatos da marca e o espaço que assegura a sua leitura.

 

Logotipo Responsive

Logos responsive ou logos ‘adaptativos’ são uma tendência em destaque em grandes marcas.

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Na verdade, as variantes de tamanho de um logo não são uma tendência nova. Nos manuais de normas da identidade corporativa sempre existiram páginas onde a marca aparece como uma espécie de máxima e minima reduções, onde podíamos provar a sua adaptabilidade a vários formatos e tamanhos.

Atualmente, as variantes de um logo ganharam uma maior importância. Um logo tem que manter a sua personalidade e identidade em vários tamanhos. Da mesma forma que a web adapta formatos de imagem aos vários dispositivos, os logos estão a seguir o mesmo caminho.

O estúdio Joe Harrison, por exemplo, responsável por marcas como a Nike, a Disney ou a Coca-Cola, já tem variantes da marca que se adaptam e modificam conforme o cenário e o dispositivo onde estamos a trabalhar. Marcas que de uma forma completa têm vários elementos, mas, à medida que o tamanho do dispositivo vai diminuindo, os elementos menos importantes vão desaparecendo.

Foi o que quisemos aplicar e testar na Palosic. A palavra dividida por sílabas também ajuda a fazer esse corte. Tudo isto passou a ser possível graças ao uso do svg na web, formato que permite visualizar formas vetoriais com grande qualidade e em grandes tamanhos.

Estas novas possibilidades abrem uma porta enorme para trabalhar uma marca e ao mesmo tempo provar que a mesma pode sobreviver a vários formatos e dispositivos.

 

 

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Variante da marca adaptada aos diferentes dispositivos.

 

 

Comunicação

Para além desta nova abordagem gráfica e de uma maior proximidade com os clientes na área do trading, quisemos dar à marca um slogan forte e universal que transmitisse isto mesmo. Assim, “A new way to trade” passou a ser e a fazer parte da Palosic.

A comunicação seguiu a mesma linha da parte gráfica, enfatizando a ideia de viagem, deslocação e movimento. Para isso construímos frases simples que tivessem import, export ou algum bem essencial ou material com o respetivo destino indicado (Por exemplo, “to Thailand, to Angola, to Portugal, to Europe, etc.)

A complementá-la, usámos ainda acrónimos dos lugares, reforçando esta ideia de transporte e dos seus intervenientes.

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Fotografia

A base do estilo fotográfico usada nesta marca foi simples. Assente, por um lado, em pormenores dos bens alimentares, (como peixe, frutas ou mariscos) e por outro nas pessoas que os transportam e recebem.

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Proposta para comunicação em poster ou mupis.

 

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Estratégia do site e UX/UI Design

A estrutura do site não necessitava de algo muito vasto. Tínhamos uma pequena estrutura para trabalhar, bastante corporativa e institucional mas queríamos torná-la de alguma forma mais divertida e contemporânea.

Estudando um pouco o nosso público alvo, percebemos que teríamos de ter uma apresentação de formato longo, isto é, em formato landing page mas que o menu fosse claro e que as duas grandes áreas mais necessárias e utilizadas estivessem ali presentes. Neste caso, os Serviços e os Contactos.

Usámos a sidebar em scroll como forma de apresentação, dividindo-a em Filosofia, Equipa e Parceiros.

Depois de projetar esta landing page de fácil de navegação, quisemos adicionar mais duas navegações laterais. Aqui seria o espaço para contar histórias das rotas e caminhos que a Palosic já percorreu e pretende percorrer nos próximos anos.

 

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