Cliente
Polarising
Web Design, Content Design
#Branding #MotionGraphics #Wordpress #SEO #Usabilidade
A Polarising é uma empresa portuguesa de tecnologia, com mais de 15 anos de experiência no desenvolvimento e implementação de software, com equipas altamente especializadas em fornecer serviços de IT que impulsionam o sucesso dos negócios dos seus clientes.
Com sede em Lisboa e escritórios no Porto, Espanha, Bélgica, Reino Unido, Alemanha e Holanda, a Polarising sentiu necessidade de atualizar a sua identidade para enfrentar novos desafios.
Com este branding criámos uma marca mais plástica e mais dinâmica, sem rasgar complemente com a identidade existente. Mantivemos a força do P, mas reforçámos a forma triangular, que forma uma triade das três palavras chave da marca:
A criação deste triângulo aberto da marca, levou-nos à utilização de imagens dentro do símbolo, que a completam e permitem o tal dinamismo que procurávamos.
A marca já existia há vários anos e era necessário respeitar a sua história e presença no mercado, contudo a equipa sentia que esta já não reflectia bem o seu conceito e precisava de se aproximar de uma audiência mais nova.
Sendo a Polarising uma empresa a trabalhar na área tecnológica dos it services e na criação de equipas para projectos em nearshore, os seus públicos-alvo englobam decisores mas também jovens quadros especializados.
A nova marca tinha que ser, por isso, mais contemporânea, equilibrada e dinâmica.
A mudança na cor e na tipografia anunciou instantaneamente o novo branding como forte, amigável e mais tecnológico para seus utilizadores. As cores anteriores eram cores menos viradas para a tecnologia e mais institucionais.
A marca “P” foi subtilmente utilizada de várias maneiras, com fotografia ou com a própria forma em movimento.
Desenvolvemos um guia de estilo robusto, acomodando uma variedade de casos de uso para que o branding seja aplicado de forma coesa em todos os canais de comunicação.
A tipografia anterior estava já muito datada e transmitia menos a ideia de tecnologia. Foi nossa preocupação escolher uma tipografia clean, jovem, mas que também transmitisse a ideia de competência nas áreas complexas em que a empresa desenvolve a sua actividade.
O desdobramento da marca foi crescendo em camadas que se adicionaram ao P central, de cor ou de imagens, mantendo-se as formas de triângulares, usando copys muito direcionados aos publicos em questão.
A marca tem algumas sub-marcas associadas que estavam todas muito pouco uniformizadas. Com a ideia do símbolo base da marca mãe, construímos outras letras para que estas servissem de base para construir estas sub-marcas.
Depois do brandig, chegou o momento de nos concentrarmos no Content Design. Começámos pela criação do mood geral das imagens a serem usadas nas redes sociais, na comunicação interna e na comunicação de eventos.
O aniversário da Polarising foi um desses momentos. Os seus 15 anos chegaram em 2021 e coube-nos representar essa data de forma muito especial.
Sempre que é mais interessante, transformamos imagens em pequenas animações de motion graphics que melhoram a dinâmica do site e da comunicação.
Com a recriação da marca, era necessário olhar para o site e adequá-lo à nova linha de comunicação. O nosso trabalho de Web Design passou por adaptar um template mais leve e baseado em Gutenberg, para agilizar e facilitar a edição de páginas e conteúdos.
Apesar de sermos mais adeptos de desenvolvimentos totalmente à medida em termos de web design, não podemos ignorar as tendências do LowCode / NoCode, e neste momento já podemos reconhecer a muitas abordagens uma solução estável.
O Gutenberg é o editor de blocos nativo do WordPress e escolher um tema como ponto de partida que já assume essa edição é meio caminho para uma edição mais rica dos conteúdos, menor dependência de outros desenvolvimentos em termos de front-end ou back-end, melhor performance do site e um SEO mais limpo.
Conseguimos também reduzir bastante o número de plugins em uso, que de alguma forma também prejudicam o bom desempenho do site.
Conseguimos com esta abordagem manter o WordPress como gestor de conteúdos e concentrar a nossa atenção na comunicação, no design e no seo.
O tema adaptou-se facilmente ao desejado e em cada página conseguimos manter a liberdade da edição de blocos, que em qualquer altura permite a criação de páginas completamente novas e que acompanham o crescimento da marca.
Todas as páginas foram revistas e o blog foi melhorado em termos da sua navegação. E com uma breve ação de formação em WordPress, demos à Polarising as ferramentas para editar qualquer área do site.
Como apoio ao SEO, instalámos o nosso plugin preferido, o RankMath, que nos ajuda a cumprir com todas as regras e a não deixar nada por fazer. Recomendamos! Faz falta a qualquer site em WordPress.
Se sente que o seu negócio precisa do nosso apoio nas áreas do web design, branding e content design, mesmo que o seu site não esteja ainda em WordPress, nada como agendarmos uma conversa para perceber as necessidades e os objectivos do seu negócio.
Remote First, com base em Lisboa, Portugal, desenhamos para o mundo
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