Colaborámos com a OpenSoft para que o Governo de Cabo Verde expandisse o seu alcance e relevância numa plataforma online, com a crença compartilhada de que o online facilita e torna as questões burocráticas acessíveis a todos.
O propósito encaixa perfeitamente no conceito de transformação digital e na necessidade de desmaterializar processos burocráticos, sabendo que muitos cidadãos em diáspora podem não ter um acesso fácil ao consulado ou à embaixada.
E mesmo que tenham, fazer os pedidos regulares de documentos fica agora mais acessível e rápido.
A nossa parceria com a OpenSoft é já longa e tem dado frutos. Por isso, o nosso trabalho abrangeu todos os possíveis pontos de experiência neste novo site e plataforma interna de gestão de pedidos para funcionários.
Pensámos e desenhámos a experiência de ponta a ponta, incluindo nomenclatura, arquitetura de informação, experiência do utilizador e interface.
O site teria como objectivo informar os Cabo Verdianos com as notícias mais recentes, através de um blog e um feed de Twitter sempre actualizado.
Site e Portal, parecendo únicos, são plataformas diferentes, com funcionalidades diferentes, atendendo aos vários públicos-alvo.
Só através de login se permite a ligação e o registo fácil de qualquer cidadão, para aceder aos vários processos.
No decorrer do processo, produzimos novas ferramentas que economizaram tempo e proporcionaram mais consistência à marca “Governo de Cabo Verde”, criando também as condições para que a futura ligação à aplicação fosse feita de forma rápida pela OpenSoft.
A construção do fluxo de processos tem uma grande importância, embora a criação da styleguide seja a “mãe” do projecto. Com esta base, a OpenSoft poderá, no futuro, dar sequência a qualquer acção que pretenda desenvolver.
A marca “Governo de Cabo Verde” é agora reconhecível e sobretudo acessível a qualquer cidadão para pedir um documento de forma rápida e eficaz.
“Porquê fazer algo complicado se o que queremos é que todos acedam a uma plataforma de simples uso e que de forma rápida consigam realizar o que pretendem?”
Rita Cabecinhas – Digital Designer
Para traduzir o conhecimento que obtivemos durante a pesquisa, desenvolvemos os wireframes e os fluxos dos vários processos que queriamos validar quer com a equipa de programação quer com os utilizadores finais. Era importante saber se estávamos perante a solução.
Testar este primeiro protótipo, ajudou-nos sobretudo a definir as principais metas e princípios de design e programação, que traziam usabilidade à implementação futura.
Só após uma validação total com os utilizadores e os vários stakeholders do projecto é que avançamos para o design final do interface, explorando as melhores conjugações de cores e tipografia para uma boa experiência de uso em movimento.
É importante que o texto tenha boa leitura, sabendo também que muitos revisores têm mais de 40 anos, que o uso se faz em movimento e que a luminosidade exterior pode afectar o uso.
Tudo isto sem perder ou comprometer o visual da marca CP, que acaba por se materializar nas cores principais e na iconografia. Sendo uma aplicação para colaboradores e de uso interno exclusivamente, não havia a necessidade de um respeito a 100% ao manual de normas da marca.
Não podemos falar dos resultados para o negócio, mas podemos partilhar que já por várias vezes nos cruzámos com alguns revisores com quem metemos conversa e rapidamente percebemos que assumiram a aplicação, reconheceram a solução, perceberam a facilidade.
E talvez o maior elogio "Formação? Para quê? Isto é fácil, quer ver?
Se o seu negócio precisa de olhos frescos sobre uma aplicação, um processo, uma experiência, já temos alguns projectos de referência no nosso portfolio que podemos mostrar numa reunião em privado. Fale connosco.
Se envolve design digital, criatividade e conteúdos, nós podemos ajudar.
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