Pixel ID
Question Everything .is/listening

R2 Seguros, um mediador com as melhores soluções

Um re-design do site

Fundado em 2013, o R2 é um mediador de seguros sediado em Lisboa. Precisava de um site moderno e mais alinhado com o ADN da empresa. Na ActiveMedia tratámos do assunto, procurando sobretudo aumentar a funcionalidade do site e realçar as áreas mais relevantes para o utilizador.

O mediador R2 Seguros

Olhamos para um site como um ser vivo em constante transformação. Como tal, precisa de evoluir e de se adaptar às novas necessidades para sobreviver.

Foi com esta filosofia em mente que abraçámos o desafio de renovar a página da R2 Seguros, promovendo, acima de tudo, a melhor experiência de navegação possível.

Fundada em 2013, a R2 é uma empresa mediadora de seguros sediada em Lisboa. Tem parcerias com grandes seguradoras e presta um serviço profissional e eficaz.

Arquitetura de Informação

Começámos por avaliar o site recorrendo à análise de Google Analytics e Hotjar.

Depois desse primeiro diagnóstico, veríficámos que as áreas mais utilizadas eram “Contactos” e “Formulário”, bem como a secção dedicada a “Condomínios”.

R2 Seguros, um mediador com as melhores soluções 1
lol

 

Concluímos então que era necessário rever a arquitetura de informação do site de modo a aumentar a sua Usabilidade.

Assim, decidimos dar destaque a três grandes áreas de atuação: Para Si/Família, Empresas e Condomínios, colocando-as no Header do novo site.

 

R2 Seguros, um mediador com as melhores soluções 2
Destaque da página Para Si/Família

A plataforma Wordpress

Mantivemos a mesma plataforma (WordPress) mas adaptámos o texto, criámos uma nova imagem e apresentámos um novo design.

 

 

R2 Seguros: Soluções para si, para a sua empresa e para o seu condomínio

As Soluções foram o ponto de partida para a abordagem web.

Sendo a R2 uma empresa de mediação, optámos por realçar esta ideia de ponte, de ligação que estabelece entre duas partes.

Assim, e tendo por base o quadrado, redefinimos o logo principal como um grande bloco constituído por vários quadrados unidos. Cada um deles correspondia a uma ligação, ou seja, a uma solução específica.

 

R2 Seguros, um mediador com as melhores soluções 3

 

Estar próximo dos clientes é essencial para o sucesso de qualquer empresa. Por isso, focámo-nos também em humanizar a R2, dando a conhecer a equipa responsável por cada uma das soluções.

 

R2 Seguros, um mediador com as melhores soluções 4
R2 Seguros, um mediador com as melhores soluções 5
R2 Seguros, um mediador com as melhores soluções 6
R2 Seguros, um mediador com as melhores soluções 7
R2 Seguros, um mediador com as melhores soluções 8
R2 Seguros, um mediador com as melhores soluções 9

 

 

Vídeo de Apresentação so Site R2 Seguros 2019

 

 

A importância da Styleguide

 

No processo de construção de um site, a Styleguide é para nós um dos elementos mais importantes a considerar.

Uma Styleguide é uma coleção de elementos gráficos e regras que devem ser seguidos para garantir que as páginas ou peças separadas do site sejam consistentes entre si e criem uma experiência harmoniosa.

 

Para nós, a elaboração da Styleguide começou a ser das peças mais importantes na construção de um site. Passou a fazer parte do processo na nossa forma de trabalhar.

Rita Cabecinhas – Digital Designer

 

Na realidade, a Styleguide é um documento que nos ajuda a comunicar de forma consciente para a nossa audiência. Sobretudo na parte de desenvolvimento, ajuda-nos a criar facilmente páginas de acordo com a necessidade do projeto e clientes.

É importante deixar graficamente registado o que é a marca x ou y, para que designers e developers que estejam a trabalhar numa página web ou numa app a interpretem bem e respeitem a essência do projeto. Na fase de desenvolvimento, ter elementos definidos do site/app facilita a reutilização. Por outras palavras, uma página pode ser facilmente criada como um puzzle.

 

A Styleguide é a ponte entre todas as áreas de desenvolvimento de um projecto web. Enquanto Frontend Developer, é nela que me apoio como engrenagem e é a partir dela que crio. Quanto mais completa e desenvolvida estiver, mais orgânico e modular será o meu desenvolvimento.

Andrea Adão – Frontend Developer

 

R2 Seguros, um mediador com as melhores soluções 10
Styleguide

 

Elementos que definem a Styleguide:

  • A Marca e a sua essência
  • Tipografia

A definição da tipografia envolve a seleção ponderada de tipos de letra, tamanhos, comprimentos, espessuras, entrelinhas, kerning, cor, etc. Uma vez que o objetivo da peça será passar uma determinada mensagem para o utilizador, a legibilidade deverá ser a principal preocupação do designer.

Para além disso, nos sites/apps a consciência da tipografia é também fundamental. No inicio da internet, a tipografia não fazia parte de uma escolha tão vasta e importante. Na maioria dos casos era usado o mesmo tipo de letra. Hoje, temos ao nosso dispor uma vasta selecção tipográfica, o que permite uma definição mais consistente da marca.

  • Palete de cores

A escolha das cores irá definir a aparência o seu site/app. Importa realçar que o uso de várias cores pode também destruir a uniformidade da marca. Por isso é importante  definir uma hierarquia para as mesmas. Ou seja, quais as cores primárias, secundárias ou mesmo terciárias a utilizar.

  • Ícones
  • Imagens
  • Botões
  • Forms
  • Navegação
  • Checkboxes/RadioButtons
  • Dropdowns
  • Items

Após a reformulação do site, os resultados não tardaram. Quem o diz é o Rui Silva, Sócio Gerente da R2.

 

No ano de 2018 fizemos com a ActiveMedia a atualização do nosso site. O nosso objetivo era ter um site moderno que falasse pela empresa, que nos trouxesse mais contactos, em especial nas áreas em que mais apostamos. Pouco tempo depois do lançamento já vemos em leads a recompensa do nosso investimento. Sentimos acompanhamento personalizado e envolvimento por parte da Active desde o primeiro dia.

Rui Silva – Sócio Gerente da R2

 

Por isso já sabe, se o seu site precisa de um makeover, fale connosco. Estamos cá para ajudar.