Pixel ID
Question Everything .is/listening

Reuniões de colaboradores: conceito, peças e colaboração

Azulejos como fonte de inspiração

Pode um azulejo, tradicional e arcaico, servir de base a um conceito de comunicação e acabar aplicado em peças analógicas e digitais, sem perder a sua identidade e ao mesmo tempo ser motor de inovação?

Santander

Reuniões de colaboradores: conceito, peças e colaboração

Com muita frequência, produzimos videos inspiracionais para as reuniões de colaboradores do Santander, mas por questões de confidencialidade, esses trabalhos acabam escondidos do nosso portfolio, com muita pena nossa.

Mas hoje é diferente, porque queremos acima de tudo contar um pouco do que foi uma experiência a 3 mãos, na criação de um conceito de comunicação e posterior aplicação em várias peças, analógicas e digitais, e que começou com um azulejo. Sim, um tradicional azulejo português!

Era uma vez…

Tudo começou quando o Jorge Oliveira conheceu o Afonso Gil, um arquitecto e designer que se tem dedicado ao estudo dos azulejos e à forma de uso dos padrões,  procurando ao mesmo tempo que em vez de ser repetitivo ele possa ser dinâmico e que ganhe movimento, mas que nunca deixe de ser um padrão.

O mundo está cheio de padrões aleatórios… olha para as arvores… as folhas são todas iguais mas comportam-se e organizam-se de maneiras diferentes!

reuniões de colaboradores afonso gil arquitecto

 

E depois temos o erro como fonte de inspiração. Um azulejo com o padrão errado e que de repente origina toda uma nova estrutura. São páginas e páginas de estudos que o Afonso já realizou e que são capazes de nos cativar e encher a cabeça de novas ideias. E nunca mais olhamos para os azulejos da mesma forma.

Rodamos de outra forma, alteramos um detalhe, fazemos escalas ao padrão, focamos num detalhe e tudo muda. Isto é jazz!

Temos a certeza que foi com o Jazz que o Afonso agarrou o Jorge… aleatório, random, “caótico” e ao mesmo tempo harmonioso. Está lá tudo.

“Temos a reunião de Abril… “

A colaboração entre o Atelier56 (responsável pela identidade gráfica das reuniões de colaboradores: logotipos, peças, merchandising, etc) e a ActiveMedia, já vem de longe e esta seria apenas mais uma reunião. Mas de repente houve um click… “Então e se?”

E as peças começaram a encaixar. E sem vos poder revelar muito, dizemos apenas alguns dos tópicos que levaram ao click: identidade, visão de conjunto, cada um é unico, juntos somos mais fortes.

A partir de um azulejo e do seu conceito, da sua tradição e capacidade de inovação, desenvolveu-se em conjunto o conceito de comunicação da reunião que se aplicou em todas as peças e que agora tem a possibilidade de crescer para as próximas reuniões e para acções intermédias.

 

Reunião de colaboradores: colaboração e ideias

Demonstração da animação usada nos videos

O que podemos dizer mais sobre isto? Tão pouco… estamos limitados no que podemos dizer e mostrar… mas acima de tudo podemos dizer que da colaboração entre um arquitecto, um designer gráfico e uma equipa digital, podem nascer ideias de valor acrescentado capazes de mudar a comunicação interna de uma organização.

Se isto faz sentido para a sua organização, facilmente nos juntamos e voltamos a criar. Falamos?