Cliente
DGS
Content Design
#MotionGraphics
A educação alimentar é um tema algo complexo e discutível. Por isso, apostámos na sua desconstrução, colocando-o ao nível de percepção do cidadão comum.
O tempo é, hoje em dia, um bem escasso. O tempo para comer ainda mais. Num país onde a educação alimentar é ainda uma realidade algo distante, existe uma clara necessidade de unir esforços nesta matéria, incutindo nos cidadãos alguns hábitos alimentares saudáveis.
Regista-se um consumo excessivo de carne e lacticínios, bem assim como de sal e açúcar. Paralelamente, a proporção de hortaliça, frutos, tubérculos, cereais e derivados encontra-se abaixo dos valores recomendados.
Perante este diagnóstico, a DGS, em parceria com a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP), resolveu adaptar a roda dos alimentos actual à especificidade da cozinha mediterrânica, na qual Portugal naturalmente se insere.
Nela são privilegiadas as frutas nacionais, os cereais ou as hortaliças. Promovem-se refeições tranquilas, em família, temperadas com ervas aromáticas e menos asfixiadas pelo sal.
Este refresh da roda dos alimentos pretende que a sua mensagem seja mais facilmente captada, aproximando-a dos cidadãos portugueses e das suas rotinas concretas.
O papel da Active neste processo centrou-se em apresentar uma roda interactiva, capaz de estabelecer uma relação eficaz com o utilizador. A informação passou a ser mostrada de modo mais simples e directo, em contraste com uma certa rigidez do formato anterior. Um dos principais ganhos foi a descrição das quantidades/porções, que passaram a estar devidamente explicadas, dissipando eventuais equívocos que à partida pudessem existir.
Assim, ao clicar em cada secção da roda surgirá uma breve descrição sobre os alimentos do respectivo grupo, complementada com uma explicação sobre as porções adequadas para os vários escalões etários. Inclui ainda exemplos de produtos mediterrânicos associados (Ex: Fruta: figo, nêspera, romã; Pescado: Sardinha, carapau, atum), numa tentativa de valorizar a produção agrícola nacional.
A educação alimentar é um tema algo complexo e discutível. Por isso, apostámos na sua desconstrução, colocando-o ao nível de percepção do cidadão comum.
A plataforma de suporte desta animação foi a Eko, emprestando aos conteúdos um tom inovador, cool e acessível a todos os tipos de público. Deste modo, as fronteiras entre o anúncio e o espectador diluem-se, apelando directamente ao espectador para que “entre” e faça parte da acção.
Desde o seu lançamento ( a 8/2/17), a roda interactiva alcançou mais de 100 mil views e cerca de 850 shares na página de facebook da DGS. Graças ao boost por si gerado, o número de likes no perfil de facebook da DGS cresceu de 40 para mais de 50 mil espaço de um mês. Na plataforma Eko Studio obteve 80 mil interacções, é a segunda página mais vista do seu site dedicado à alimentação saudável e a notícia mais vista no blog Nutrimento.
Importa realçar que todos estes números se referem ao alcance orgânico que a roda obteve junto do público.
Visão, 21.06.2016, Roda da Alimentação Mediterrânica reforça hábitos de vida saudáveis
Público, 7.02.2017, DGS lança versão interactiva da roda dos alimentos mediterrânica
Se envolve design digital, criatividade e conteúdos, nós podemos ajudar.
ActiveMedia
morada
Rua Filipe Folque, 2 — 1º E
1050-113 Lisboa
Portugal
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |