Pixel ID
Question Everything .is/listening
Written by Rita Cabecinhas / 16.06.2017

Peter Behrens (1868-1940)

A enso e a readymag lançaram uma nova publicação sobre o designer Peter Behrens (18681940) e está uma delícia. A escolha das imagens, a grelha, a tipografia e a temática.

Peter Behrens e Otto Neurath (1882-1945) foram em 1907 contratados por Emil Rathenau (1838-1915), director da empresa alemã AEG, para criarem uma equipa de consultores para o que viria a ser a primeira imagem corporativa.

 

Peter Behrens (Designer Alemão, 1868-1940)

Cartaz AEG, Peter Behrens, 1907

 

A AEG, foi assim pioneira na procura e valorização de uma identidade gráfica no mercado. Assim Behrens foi decisivo para uma bem sucedida estratégia de comunicação. Além de Behrens, muitos o precederam, contribuindo com o seu percurso para a evolução da identidade corporativa.

Para além da imagem corporativa que aqui falamos de que Otto Neurath participou, este ecónomista e ciêntista foi também importante na criação da Isotypes. Neurath encomenda ao artista gráfico Gerd Arntz (1900-1988) um Sistema Internacional de Educação em Imagem Típica, defendendo a ideia que o mundo precisava de uma linguagem visual internacional unificada para apoiar cada uma das línguas faladas no mundo.

 

A visual time-capsule of political parallels and contrasts

 

“Finally it should be noted that the picture education, especially the pictorial statistics, are of international importance. Words carry more emotional elements than set pictures, which can be observed by people of different countries, different parties without any protest; Words divide, pictures unite.” – Otto Neurath

 

Há designers que nos influenciam no dia-a-dia, Peter Behrens no branding e Gerd Arntz na Infografia.  

🖋 💜