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Written by Jorge Oliveira / 11.05.2017

Tendências de SEO para 2017

SEO ou Search Engine Optimization

Trabalhar o SEO, ou como optimizar um site para os motores de pesquisa, é essencial. Não basta estar presente, temos que estar presentes de forma adequada e com as palavras certas para aparecermos nas pesquisas feitas pelos nossos potenciais clientes.

É um processo que envolve várias actividades, umas mais técnicas, outras mais criativas, sempre com muito marketing à mistura.

A época das tendências já passou, mas nunca é tarde para recordar algumas das mais relevantes.

O Conteúdo

Conteúdo, conteúdo, conteúdo… é o fundamental. Bem construído, relevante, único, em permanente actualização.

Opinião, como fazer, experiências, case studies… seja qual for o tópico relacionado com a nossa organização, a partilha de bons conteúdos será relevante para os motores de pesquisa e naturalmente para trazer mais visitas ao nosso site.

Título e Descrição

Se o conteúdo é chave, o seu título e descrição curta são essenciais. São eles que, em primeiro lugar, ocupam a listagem dos resultados de pesquisa.

Para quem usa o WordPress, existem bons plugins que nos ajudam a ver de imediato se estes elementos estes escritos da melhor forma para o melhor impacto. Recomendamos o Yoast, por exemplo. É muito completo e justifica a versão pro.

Link Building

A criação de uma boa rede de links é outro ponto forte do SEO. Os links externos devem levar o nosso visitante para sites autênticos e reconhecidos como importantes e interessantes.

Os links internos para outras páginas de informação relevante à leitura: artigos relacionados, outras páginas, outros serviços ou áreas de negócio.

Qualidade e Nitidez de Imagem

Quanto maior a nitidez e a qualidade de imagem, mais atraentes se irão tornar as imagens postas no site. As imagens ou os videos com qualidade são um fator de retenção.

É claro que devemos equilibrar a qualidade com o peso, para não afectar os tempos de carregamento do site, que se forem longos, podem levar a abandonos.

Também é importante que as imagens tenham o título adequado, sim, as imagens também indexam, e que se preencha o campo de informação alternativa, o Alt.

Back Link Building

Da mesma forma que é importante criar links para outros sites, também devemos investir em relações com outras organizações que levem a que o nosso link seja incluído noutros sites.

O conteúdo que partilhamos no nosso site pode ajudar. Este factor eleva também o ranking do nosso site, dando-lhe autoridade e prestígio.

Google Business

Associar o seu negócio ao Google Business ajuda na visibilidade do site e, se for o caso, a aumentar vendas pela partilha de informação relevante no caso de lojas ou outros negócios que tenham a porta aberta.

Ajuda também a colocar o seu negócio no Google Maps e isso é outra forma de visibilidade.

Responsive e Segurança

Ter o site adaptado a devices móveis, o chamado responsive, e um certificado de segurança instalado, aumenta a sua visibilidade e ranking junto do motor de pesquisa.

Se o seu site não está a navegar bem em mobile e não tem o HTTPS:// activo, acredite que está a ser prejudicado.

Pesquisa por Voz

É uma das grandes tendências do momento. Os assistentes pessoais como a Siri ou o Google Assistant começam a dar aos utilizadores a possibilidade de pesquisarem por voz, ou seja, eu pergunto e eles respondem com os melhores resultados, seja em mobile ou em desktop.

O seu site está preparado para isso? Experimente.

Design

O tempo de vida útil de um site, ao nível do design, é cada vez mais curto. Importa actualizar o design, rever a navegação, a experiência, a rapidez com que apresenta os conteúdos e a inclusão de conteúdos mais ricos como o video ou as animações.

Design e conteúdos atractivos aumentam o tempo de leitura do site e isso aumenta a sua relevância.

Em resumo

Trabalhar bem o SEO não é complicado, mas é um trabalho constante, feito com o apoio de muitas ferramentas dos próprios motores de pesquisa, como o Search Console, e outros softwares e plataformas online que nos dizem o que está bem e o que precisa de ser corrigido.

No final do dia pode sempre contar com a nossa ajuda profissional e levar o seu site para outros níveis.

 

Fotografia de Death to Stock